segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Trabalho sobre a Primeira Vigilância - Ir.'. José Simone - Homenagem póstuma

 
 
 
 
Trabalho elaborado e pesquisado pelo
Ir.'. José Antônio Flores Simone* 
Or.'. de São Bernardo do Campo - SP
apresentado em 08/08/2009 - em Loj.'.

Os principais cargos de uma Loj.'. Maç.'., são associados ao misticismo religioso mesopotâmico, onde além dos deuses MARDUC ou SHAMASH,  correspondentes ao SOL, SIN, correspondente à LUA e ICHTAR, correspondente à VÊNUS, existiam deuses correspondentes aos demais planetas conhecidos na Antiguidade: MERCÚRIO - deus veloz e astuto, era o senhor da guerra; JÚPITER - era o régio senhor dos homens, embora suplantado pelo rei Sol; e SATURNO - era um deus frio e irascível.
 
Na associação com os principais cargos de uma Loj.'., temos:
 
V.'.M.'. - Corresponde ao planeta JÚPITER, que no panteão dos deuses babilônicos, além de régio senhor dos homens, simbolizava a Sabedoria.
 
1º Vig.'. - Corresponde ao planeta MARTE, que era o senhor da Guerra e simbolizava a força.
 
2º Vig.'. - Corresponde ao planeta VÊNUS, feminilizado na mitologia babilônica e que, sendo a deusa mágica da fertilidade e do amor, simbolizava a beleza.
 
Orad.'.- Representa o SOL, pois dele emana a Luz, como Guarda da Lei Maçônica, sendo responsável pelas peças de Oratória.
 
Teria mais a escrever sobre os demais cargos, mas vou-me ater ao cargo de 1º Vig.'., que representa ARES (MARTE, dos romanos), deus da agricultura e da guerra, que é relacionado também, com HERÁCLES (HÉRCULES, dos romanos), o mais forte e vigoroso de todos os deuses.
 
Simboliza o Vice-presidente da Loj.'., representando HIRAM DE TIRO. Governa uma Loj.'. Maç.'. durante as horas de trabalho.
 
Sua coluna é a Dórica, que representa a força. Sua posição em Loj.'. é representada pela segunda ponta do triângulo, com o vértice para cima.
 
A jóia do 1º Vig.'. é o nível, símbolo da igualdade e da retidão.
 
Os VVig.'. são os dois primeiros OOfic.'. de uma Loj.'. Maç.'., e, em conjunto com o V.'.M.'., são os que governam a Loj.'. Simb.'., e que independentemente ou não de serem M.'.I.'., são os eventuais e legítimos substitutos do V.'.M.'..
 
O 1º Vig.'. governa as horas de labor, mantendo a harmonia, a concórdia e a satisfação dos OObr.'.
 
Orienta os AA.'. para que possam ser elevados a CC.'.
 
Cita Mackey, em sua obra: " É um dever especialmente confiado ao 1º Vig.'. da Loj.'., que figuradamente, é suposto presidir, durante as horas de trabalhos de uma Loj.'., atuando de modo que ninguém possa sair da mesma, insatisfeito ou descontente".
 
Assim, a harmonia deve ser sempre preservada, porque de acordo com o Ritual, ela é a força e o apoio de todas as instituições bem dirigidas.
 
Sua jóia é o Nível, símbolo da igualdade que deve existir entre todos os IIr.'., enquanto estiverem trabalhando em Loj.'. e depois, fora dela. Em sua posse, recebe sua jóia das mãos do V.'.M.'., com as seguintes palavras: " O Nível significa, que não obstante o elevado que ides ocupar, nunca vos deveis esquecer que, em todas as coisas concernentes à Maçonaria, todos os nossos IIr.'., estão no mesmo nível que vós".
 
Bibliografia:
Liturgia e Ritualística do Grau de Aprendiz - José Castelani
 
* Ir.'. José Antônio Flores Simone - CAD 47854
Iniciado em: 04/12/2003
Elevado em 02/12/2004
Exaltado em: 04/03/2006
Instado em 30/06/2010
Partiu para o Or.'. Eterno em 18/02/2015
 
A publicação do presente trabalho, é nossa homenagem e nosso reconhecimento ao Ir.' José Antonio Flores Simone, bom cidadão, bom pai, bom Irmão e principalmente bom Maçom, por todo seu empenho dedicado a nossa Loj.'., durante o tempo de sua vida, que participou de seus trabalhos, visando seu real crescimento e perpetuação de seu nome, nos anais da Maçonaria Paulista, em particular da GLESP (Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo) , em lembrança ao aniversário de sua ida  para o Or.'. Eterno.

Um comentário: