domingo, 17 de setembro de 2017

A Maçonaria na China


MAÇONARIA NA CHINA
Ir Roberto Aguilar M. S. Silva MM - Gr 18
ARLS Sentinela da Fronteira, n°53, Corumbá, MS
AcadMaç de Letras de Mato Grosso do Sul, Brasil

 

A Maçonaria chegou a China a bordo do navio Prince Carl, da Companhia Sueca das Índias Orientais¹. Os Maçons a bordo possuíam um documento que lhes dava permissão para realizar sessões em qualquer porto. Dentre os quais, estava o de Cantão (Guangzhou) na China em 1759. 

                                                                             

 ¹ Nome comum a várias organizações comerciais (holandesa, inglesa, francesa) que entre si disputaram a exploração comercial do Oriente a partir de inícios do século XVII. A mais importante foi a Companhia das Índias Orientais, holandesa. Com a derrocada em finais do século XVI do “mare clausum”, imposto pelas monarquias ibéricas, são os holandeses - das Províncias Unidas - os primeiros a pôr em causa esse princípio alimentado pelo Tratado de Tordesilhas. Após o acolhimento de inúmeras famílias de ricos mercadores judeus fugidos à Inquisição, a Holanda, com os investimentos por eles efetuados, quer na banca, quer nas manufaturas ou no comércio, reúne as bases para se lançar à aventura ultramarina. Rapidamente conquistando inúmeras possessões ou entrepostos comerciais ibéricos na Ásia, África e Américas, ou pilhando sistematicamente os seus galeões de ouro e especiarias, os holandeses, perante a concorrência de Portugal e Espanha e principalmente da Inglaterra e França, vêem-se na necessidade de criar companhias comerciais idênticas às destes países. A feitoria portuguesa de Antuérpia, com as suas lucrativas especiarias orientais, terá também incitado os holandeses a participar na aventura ultramarina. Todavia, fazem-no a uma escala comercial e de implantação geográfica maiores e criam, em 1602, a Companhia das Índias Orientais, resultante da união de grupos comerciais que desde 1594 comerciavam isoladamente no Oriente, ainda que com dificuldades. Alicerçada na experiência marítima, em apoios de banqueiros alemães e judeus ligados à ativa burguesia nacional, para além da experiência republicana baseada em ideais de liberdade e tolerância, esta companhia depressa se converte na maior fonte de divisas das Províncias Unidas, tornando-se um projeto nacional. No início, tratava-se de uma associação de comerciantes e capitais para exploração monopolista do comércio em certas áreas ou produtos, de acordo com a política mercantil holandesa. No plano dos capitais, os seus acionistas eram, para além de mercadores e banqueiros, as "câmaras municipais" das maiores cidades do país. Também a Inglaterra possuía uma Companhia das Índias Orientais desde 1600, associação de comerciantes londrinos e herdeira da Companhia de Veneza, da Companhia de Moscóvia e da Levant Company, entre outras. Tratava-se de uma “chartered company” , baseada numa carta real de outorga de direitos, privilégios e obrigações. Com objetivos militares e administrativos idênticos aos da holandesa, foi reorganizada em 1713, atingindo o seu poderio máximo na expulsão dos franceses da Índia em 1763. Declina e dissolve-se no século seguinte (em 1857) por oposição da burguesia industrial nascente e das revoltas na Índia.  Também em 1602 os franceses fundaram uma associação comercial semelhante às anteriores, com prerrogativas idênticas e implantação geográfica concorrencial, reorganizada por Colbert (1664) e reativada por Law (governante de França na primeira metade do século XVIII), que a funde com a Companhia das Índias Ocidentais em 1719. Dissolve-se esta em 1794, falida e endividada. Nenhuma porém teve a originalidade e a dinâmica colonial e comercial da Companhia das Índias Orientais holandesa.
 
Registros da Grande Loja da Inglaterra mostram que a Loja Amity No. 407 realizava sessões em Cantão (Guangzhou), porem elas terminaram no final do século. Duas Lojas se estabeleceram em Hong Kong logo após os Britânicos terem adquirido o território. A mais antiga chamada Royal Sussex Lodge nº 501 EC (nome em homenagem ao Duque de Sussex, que foi Grão Mestre da Maçonaria Inglesa) fundada em 18 de Setembro de 1844. Posteriormente ela transferiu-se para Guangzhou, depois para Shanghai e somente retornou para Hong Kong em 1952. A segunda loja, Zetland Lodge nº 525 EC foi fundada em 21 de março de 1846.
 

O nome foi em homenagem ao Marquês de Zetland, o Grão Mestre sucessor. A Zetland Lodge permaneceu em Hong Kong desde a sua fundação. Outras Lojas se estabeleceram na China nos anos seguintes. Em 1853 os membros da Zetland Lodge, construíram o seu templo na rua Zetland onde hoje está o edifício New World Tower.

O templo da Zetland Lodge foi o primeiro em Hong Kong se tornando ponto de encontro das outras Lojas da mesma cidade.   

Na China, outras Lojas Maçônicas foram estabelecidas em Shanghai, Ningbo e Tianjin. As lojas eram constituídas geralmente nos portos chineses, abertos a às nações estrangeiras. Porém algumas também foram fundadas no interior do pais, como em Nanjing, Beijing, Harbin e Chengdu.

Elas eram fundadas sob os auspícios de autoridades Maçônicas da Inglaterra, Escócia, Estados Unidos da America (EUA), e mais tarde das Filipinas. Em razão das restrições impostas pelo governo Imperial, era quase impossível um chinês tornar-se Maçom durante a dinastia Qing Dynasty. Porém, em 1873 o líder da Missão Educacional Chinesa em Massachusetts (EUA), foi iniciado.

O primeiro Maçom chinês iniciado na China foi o Ir.’. Shan Hing Yung, um tenente da Marina Imperial iniciado na Lodge Star of Southern China nº 2013 EC em Guangzhou, em1889. Outros Maçons também foram iniciados, como  Sir Kai Ho Kai e o honorável Wei Yuk, em Hong Kong. 
No início da Guerra Sino-Japanesa, muitas lojas na China tinham chineses como a maioria de seus membros, especialmente as que tinham os auspícios da Grande Loja das Filipinas. Durante a Guerra, os japoneses perseguiram os maçons nas áreas ocupadas. Porém, as Lojas continuaram ativas. Várias Lojas de Hong Kong realizavam reuniões secretas sob condições de extremo perigo. Algumas, como a Perseverance Lodge nº 1165 EC funcionaram em campos de prisioneiros (Prisão Stanley/ Stanley prison). Ainda hoje existe o Livro da Perseverance Lodge nº 1165, com as atas deste período. 
 
 Quando a Guerra terminou, as lojas chinesas reviveram. Porém, algumas mudaram-se para as províncias de Shanghai e Tianjin. O entusiasmo foi grande. Seis Lojas (pertencentes à Grande Loja das Filipinas), as quais tinham e sua maioria membros chineses fundaram em 1949 a Grande Loja da China.

Com o estabelecimento da República Popular da China, algumas Lojas encerraram suas atividades. 

Ainda Hoje funcionam 37 lojas com 1500 membros no templo da Loja Zetland (reconstruído na década de 1950). Todas as Lojas funcionam sob os auspícios da da Grande Loja das Britânicas, com alguma independência.

 Irmão Sun Yat-sen

Sun Yat-sen pertencia à sociedade chinesa “Céu e Terra” vulgarmente conhecida por “Tríade” em que foi iniciado na sua terra natal de Cheong San, depois de concluídos os seus estudos secundários no Havai e decidiu regressar à China. Sun Yat-sen (pinyin: Sūn YiXiān; Cuiheng, 12 de novembro de 1866 – 12 de março de 1925) foi um estadista, político e líder revolucionário chinês. Como o principal pioneiro da China republicana, Sun é frequentemente referido como o Pai da Nação. Desempenhou um papel fundamental na derrubada da Dinastia Qing em outubro de 1911, a última dinastia imperial da Prisão Stanley, Hong Kong, China. Foi o primeiro provisório quando a República da China foi fundada em 1912 e mais tarde co-fundador do Kuomintang, onde atuou como seu primeiro líder. Sun foi uma figura de união na China pós-imperial e continua a ser o único entre os políticos chineses do século XX a ser amplamente reverenciado entre os povos de ambos os lados do Estreito de Taiwan.
  Embora Sun seja considerado um dos grandes líderes da moderna China, sua vida política foi caracterizada por uma luta constante e frequente exílio. Após o sucesso da revolução, ele rapidamente foi afastado do poder na recém fundada República da China e liderou sucessivos governos revolucionários como um desafio para a senhores da guerra que controlavam a maior parte do país. Sun não viveu para ver o seu partido consolidar seu poder sobre o país.

Seu partido, que formou uma frágil aliança com os comunistas, dividiu-se em duas facções após sua morte. O mais importante legado de Sun reside no desenvolvimento que fez de uma filosofia política conhecida como Três Princípios do Povo: nacionalismo, democracia e meio de vida das pessoas.

 O nome de nascimento de Sun Yat-sen era Sun Wen (Sūn Wén, 孫文) e o nome oficial era Sun Deming (Sūn Démíng, 孫德明). Durante a infância, ele tinha o nome de criança Dixiang (Dìxiàng, 帝象). O nome de cortesia (nome a ser usado na idade adulta) de Sun Yat-sen foi Zaizhi (Zàizhī, 載之) e seu nome literário foi Rixin (Rìxīn, 日新), mais tarde Yixian (Yat-sen, 逸仙).
Ele também era frequentemente chamado pelo nome de Sun Zhongshan (孫中山)
Sun Yat-sen nasceu no dia 12 de novembro de 1866 em uma família [[Hacá] na vila de Cuiheng, Xiangshan (mais tarde Zhongshan), Cantão, província de Guangdong (26 km ao norte de Macau).

Quando criança, Sun Yat-sen ouviu muitas histórias sobre a Rebelião de Taiping de um velho soldado Taiping chamado Lai han-ying (賴漢英). Depois de estudar por alguns anos na escola local, aos treze anos Sun passou a viver com seu irmão mais velho, Sun Mei, em Honolulu. Sun Mei, que era quinze anos mais velho que Sun Yat-sen, tinha emigrado para a Havaí como um operário e se tornara um próspero comerciante. Embora Sun Mei nem sempre tenha sido favorável às atividades revolucionárias posteriores de Yat-sen, ele apoiava seu irmão  financeiramente, permitindo que Yat Sen abandonasse sua carreira profissional. Sun Yat-sen estudou na Iolani School, onde aprendeu inglês, matemática e ciências. Originalmente incapaz de falar o idioma inglês, Sun Yat-sen aprendeu a linguagem tão rapidamente que recebeu um prêmio do príncipe David Kalakaua pela conquista notável. Enquanto estudava na Iolani, fez amizade com Phong Tong, que mais tarde fundou o First Chinese American Bank (Primeiro Banco Sino-Americano). Depois de frequentar a Iolani School, onde se formou em 1882, Sun matriculou-se no Oahu College (atual Punahou School) para maiores estudos para um semestre. Logo foi enviado para casa na China quando o seu irmão estava ficando com medo de que Sun Yat-sen estava prestes a abraçar o cristianismo, mas ele retornou ao Havaí pelo menos duas vezes, em 1900 e 1901. Em março de 1904, ele obteve uma certidão de nascimento havaiano, emitida pelo Território do Havaí, afirmando que nascera no dia 24 de novembro de 1870 em Kula, Maui. 

Estudou medicina em Honolulu (Havaí) e em Hong Kong. Posteriormente se converteu ao protestantismo. Ao ser batizado aos 17 anos, adotou um novo nome, nome de cortesia (hào) na tradição chinesa: Rìxi-n, que significa "renovação diária". Mais tarde, seu professor de literatura escreveu seu nome como Yìxiān. Os ideogramas 逸仙 逸逸仙仙 逸仙 correspondentes a este nome se pronunciam em cantonês como Yat-sen. E foi com este nome e pronúncia com o qual ficou conhecido o seu nome no Ocidente.

Em 1894 funda em Hong Kong a Sociedade para a Regeneração da China, que tinha como objetivo promover o renascimento político da China e fomentaras atividades revolucionárias contra a Dinastia Qing para instalar um governo democrático no país. Participou em um levante em Guangzhou em setembro de 1895, uma tentativa fracassada de golpe de estado, pela qual teve que se exilar no Japão. Passou vários anos no exílio naquele país e também na Europa, Estados Unidos e Canadá. Em Londres foi sequestrado em 11 de outubro de 1896 por membros da embaixada imperial chinesa. Ao conseguir libertar-se, passou a ser conhecido no Reino Unido como líder revolucionário chinês.

Em 1905, durante o período japonês de seu exílio, funda em Tóquio a Sociedade da Aliança Unida. Esta sociedade seria o embrião do Kuomintang, o partido nacionalista chinês.

Em 10 de outubro de 1911 encontrava-se em Denver (EUA) quando ocorreu o levante de Wuchang, revolta revolucionária em Whuhan, província de Hubei ,que provocou a queda da última dinastia imperial. Ao ocorrer esta revolução, Sun voltou à China, dirigindo-se a Nanquim, onde foi designado presidente provisório da nova República da China, em 29 de Dezembro do mesmo ano.

O governo provisório de Nanquim controlava apenas uma parte reduzida do país. Sun chegou a um acordo com Yuan Shikai para que este, que controlava o Exército no norte da China, derrotasse finalmente o imperador, que ainda não havia admitido o fim de seu poder. Sun permitiu a Yuan Shikai converter-se em Presidente da República. Em 1913 Sun tentou afastar Shikai do poder, sem êxito, o que o levou novamente a exilar-se no Japão. Lá contraiu segundas núpcias com Song Qingling.

Em 1917 voltou à China, estabelecendo-se em Guangzhou, onde foi nomeado presidente do autoproclamado Governo Nacional. Ali, fundou a Academia Militar de Whampoa, dirigida por Chiang Kai-shek, de onde tentou organizar um exército para conquistar o norte da China, ainda em poder de Yuan Shikai.

Organizou o Kuomintang como um partido de estilo leninista, mesmo não sendo comunista, o que lhe valeu o apoio do Komintern, o que proporcionou a primeira Frente Unida dos nacionalistas do Kuomintang com o recém-criado Partido Comunista Chinês.

 Em 12 de março de 1925, Sun Yat-sen, aos 60 anos de idade e enfermo de câncer, morreu em viagem a Beijing para onde se dirigia, a fim de entabular negociações com os dirigentes do norte da China em uma tentativa de reunificação nacional.

Bibliografia consultada
ESCADA DE JACÓ. Subsídio para História da Maçonaria em Macau. http://aescadadejacob.blogspot.com/2010/05/subsidio-para-historia-damaconaria-em.html
 
GRAND LODGE OF BRITISH COLUMBIA AND YUKON. Freemasonry in China. http://www.freemasonry.bcy.ca/aqc/china.html 
 
WIKIPEDIA. Sun Yat-sen. http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Sun_Yatsen&action=history

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