terça-feira, 10 de janeiro de 2017

ESTAR PRESENTE NAS SESSÕES DA LOJA: OBRIGAÇÃO OU NECESSIDADE?



Contribuição: Ir.'. Adalberto Pinho
Or.`. de Lapão/BA
Postado no Grupo Só IIr.’. 100
pelo Ir.’. Mans
Em 09/01/2017 da E.’. V.’.

 O comparecimento dos IIr.’. às sessões de sua Loj.’., com efetiva participação nos trabalhos desenvolvidos, é indispensável.
 
O Ir.’. deve contribuir diretamente com sua ação, para que o V.’.M.’., juntamente com sua administração, possam conduzir a Loj.'. de modo dinâmico e empreendedor, num ambiente de harmonia e fraternidade, para que os IIr.’. do Quad.’. tenham satisfação e alegria em comparecer às sessões, fazendo lembrar as palavras do salmista, quando disse: “Alegrei-me quando me disseram:  Vamos à casa do Senhor”.

Não é certo que o Ir.’. faltoso, por cerca de dois ou três meses, ao chegar à sua Loj.’., em vez de procurar por uma visão panorâmica dos trabalhos e dos IIr.’. do Quad.’., apenas pergunte ao Ir.’. Tes.’.: Quanto devo? Ou qual é o meu débito?
Tais indagações, poderiam gerar uma resposta, em forma de pergunta, Qual débito meu Ir.’.?, Débito para com a Loj.’., para com os IIr.’. ou para com a Maçonaria? Não basta ser apenas a contribuição material. 

Estar em dia com o Ir.’. Chanc.’.e com o Ir.’. Tes.’., pouco significa, porque decorre unicamente, da menor parte,  do conjunto das obrigações assumidas, por ocasião de sua Iniciação.

 “Sois maçom? A resposta não pode ser: “meus IIr.’. como contribuinte me reconhecem”.  

COLUNAS ERGUIDAS -  é a presença viva dos IIr.’. nas sessões e nos trabalhos que mantém uma Loj.’. Maç.’. com suas Colunas Erguidas,

Viver em harmonia e concórdia naquela Casa Perfeita, depende exclusivamente da atitude e ação de cada Obr.’. 

Não basta ser iniciado, tem que participar dos trabalhos, das sessões ritualísticas, estudar, conviver para que o desbastar da P.`. B.`. seja evolutivo e que a sua Loj.’. seja seu orgulho.
 
Não é uma simples dor de cabeça ou uma indisposição que vai lhe tirar da salutar convivência entre IIr.’. e fazê-lo deixar de contribuir para uma “egrégora” perfeita. 

Reflitamos meus IIr.’. sobre o que realmente queremos na Maçonaria e qual a nossa postura diante de nossa secular Sublime Ord.’.

Nenhum comentário:

Postar um comentário