quarta-feira, 27 de julho de 2016

Os três pontinhos


 

Enviado por email pelo
Ir.'. José Carlos Vicenzo
A.'.R.'.L.'.S.'. "Luz de São João" nº 750
Or.'. de São Bernardo do Campo - SP


Os três pontos (.’.) em forma de triângulo equilátero são utilizados na Maçonaria como abreviatura e como símbolo.
Sua primeira utilização foi como um sistema de abreviaturas, não havendo consenso quanto a sua origem:

(1) Teriam sido utilizados pela primeira vez numa circular de 12/08/1774, onde o Grande Oriente de França informava a mudança de seu endereço;
(2) Teriam sido utilizados pela primeira vez dez anos antes, desde 03/09/1764, nas atas da Loja Sincerité;

(3) Teriam sido uma herança dos antigos Rosa-Cruzes, legada à Maçonaria Operativa cem anos antes, no século XVII; e (4) Teriam se originado na escrita hieróglifo dos egípcios, que utilizavam os três pontos (...) como uma forma de plural, o que remeteria a origem a uma época bem mais distante.

O uso dos três pontos tornou-se então um sistema prático de abreviação de palavras e ainda uma forma de se ocultar os termos e afirmativas de ordem doutrinária, desvirtuando e ocultando da curiosidade dos não iniciados o significado do que é restrito aos Maçons.

De sistema de abreviaturas, os três pontos foram elevados à categoria de símbolo, prestando-se a inúmeras interpretações.  Neles se pode ver a figura do triângulo equilátero, que nos leva ao delta, figura tida como perfeita por ter seus ângulos e lados perfeitamente iguais. O delta é um dos mais importantes símbolos da Antiguidade, representando a Trindade Divina: Pai, Filho, Espírito Santo (cristãos); Ami, Nuah, Bel (caldeus); Hes, Tharan, Belen (celtas e bretões); Nara, Nari, Viraj (brâmanes); Brahma, Vishnu, Shiva (hindus); Osíris, Ísis, Órus (egípcios).

O delta pode também representar as três faces ou aspectos da divindade e de sua tripla força indivisível: Onipotência-Onipresença-Onisciência; Criador-Conservador-Destruidor;
Energia-Resistência-Movimento; Energia-Matéria-Vida; Começo-Meio-Fim; Tese-Antítese-Síntese; Vontade-Amor-Inteligência; Vontade-Ideia-Ação.

Para a Escola Mística, o delta representa as forças criadoras primordiais da filosofia hermética: Enxôfre-Sal-Mercúrio.

Os três pontos podem significar ainda: Salomão-Hiram de Tiro-Hiram Abif; Sabedoria-Força-Beleza; Liberdade-Igualdade-Fraternidade.

Todavia, quando o Maçom utiliza os três pontos em sua assinatura, além de como tal se fazer reconhecer por seus IIr.’., o faz no sentido do sigilo, da discrição. Da mesma forma que os três pontos são utilizados como abreviatura que oculta termos de ordem doutrinária restrita, trata-se de uma indicação de que, ao assinar o seu nome, trouxe à lembrança seu juramento de guardar segredo sobre todos os assuntos que só dizem respeito aos Maçons.

Nenhum comentário:

Postar um comentário