quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Porque vou sair da Maçonaria?

Vou sair da Maçonaria porque era curioso em saber o que se passava lá dentro, quando eu estava fora, e depois de iniciado vi que não tinha graça nenhuma;

Vou sair da Maçonaria porque muitas vezes via os Irmãos com mais tempo de Ordem do que eu se auto vangloriar por que tinham mais tempo de casa;

Vou sair da Maçonaria porque me Irritava ver Irmãos chegando atrasados na Sessão;

Vou sair da Maçonaria porque via Irmãos disputando qual rito era mais bonito e importante;

Vou sair da Maçonaria porque via Irmãos reparando nos outros, que vinham para Sessão com o terno amassado, sapato sujo ou de balandrau;

Vou sair da Maçonaria porque vi alguns Irmãos faltando demais às Sessões;

Vou sair da Maçonaria porque vi os Irmãos muito mais preocupados com o segundo tempo do que com a Sessão;

Vou sair da Maçonaria porque ela vive de passado e não do presente e futuro;

Vou sair da Maçonaria porque a culpa de todas as falhas é do Grão Mestre e do Venerável Mestre;

Vou sair da Maçonaria porque vi muitas fofocas entre os Irmãos;

Vou sair da Maçonaria porque Irmãos vão à Sessão apenas para satisfazerem suas vontades nunca se oferecendo para ajudar alguem.

Mas pensando bem....

Não vou sair da Maçonaria, porque a Ordem é iniciática e os passos seguintes devem ser dados por mim e para ela não ficar sem graça, eu também devo ser motivo de inspiração para meus Irmãos;

Não vou sair da Maçonaria porque eu também fui incrédulo quando me vangloriei por ter mais tempo que alguém na Ordem e devo parar de ser orgulhoso;

Não vou sair da Maçonaria porque quando chego atrasado a Sessão quero que todos entendam o meu motivo e por quanto ignorante que sou, não sou capaz de entender o motivo do outro;

Não vou sair da Maçonaria porque percebi que ela é muito mais importante que seus ritos e não existem ritos melhores ou piores;

Não vou sair da Maçonaria porque devo parar de reparar nos Irmãos que chegam de terno amassado, e devo ficar feliz por que mesmo de balandrau meu Irmão veio a Sessão;

Não vou sair da Maçonaria porque eu também falto às Sessões e muitos Irmãos me ligam perguntando por que eu faltei. E eu, alguma vez já fiz isso?

Não vou sair da Maçonaria porque tenho que parar de criticar meus Irmãos que estão ali mais preocupados como segundo tempo, pois eu também participo e devo recusar os convites, já que acho que tão errado nos outros e mesmo que eu não vá, jamais criticá-los;

Não vou sair da Maçonaria porque eu também sou responsável pelo presente, objetivando o futuro, devendo fazer a diferença onde estou;

Não vou sair da Maçonaria porque não estou ali por causa de seus dirigentes e se os mesmos falham, devo ajudá-los com sugestões e apontamentos de saída dos problemas e não apenas criticá-los;

Não vou sair da Maçonaria porque não devo fazer fofocas de Irmãos, ou não participar de fofocas;

Não vou sair da Maçonaria porque devo ajudar meus Irmãos e estar sempre a disposição e a serviço do outro e não apenas esperar que os outros façam por mim;

Pensando bem, eu acreditava que o problema estava nos outros, mas eu cometia todos os vícios que pensava não tê-los e por isso não vou sair da Maçonaria, porque eu devo sentir em mim ser objetivo de mudança, nunca desistir. Quantas vezes queremos tirar os ciscos dos olhos dos outros e não vemos a trave nos nossos olhos. Os problemas muitas vezes estão na gente e não nos outros. Às vezes a mudança parte de nós e a culpa estava em mim e não nos outros;

Por isso não vou sair da Maçonaria, vou trabalhar a pedra bruta que atrapalha meu coração de ser paciente, tolerante, prestativo e compreensivo com meus Irmãos, para servir a sociedade da maneira mais Justa e Perfeita, para que ela seja também um reflexo meu e se ela precisar de mudanças, é sinal que eu também preciso de mudanças e já que o Grande Arquiteto Do Universo é Deus, devo acreditar mais nele, para que sejamos cada vez melhores e mais fraternos.

Um Tríplice e Fraternal Abraço,

Vitor Andrade
Profº de História / Pós Graduando em História da Maçonaria
Obreiro da A.’.R.’.L.’.S.’.Universitária Verdade e Evolução 3492

Nenhum comentário:

Postar um comentário