domingo, 5 de junho de 2016

Deuses da Destruição

"O que eu deixei de dizer e escrevi - Pensamentos e Reflexões"
Celso Batello
1ª ed. - São Paulo: Typus, 1997
 Esgotado
 

Existe uma teoria da Psicanálise Integral que diz que o homem sofre de Teomania, a mania de ser Deus. Esse fato pode ser comprovado ate mesmo nas Histórias Bíblicas, onde o Anjo Lúcifer rebelou-se contra Deus, porque queria poderes iguais aos do Criador.
Devido a isso, foi expulso do Céu, transformando-se no Diabo que criou as trevas.
Posteriormente. o Diabo tentou os Homens no sentido de tornarem-se iguais à Deus, persuadindo Eva a comer a fatídica maçã.
O anjo decaído sabia da Teomania (Teo= Deus; mania= desejo imoderado) que os homens sempre possuíram.
Impulsionados por esse desejo de tornarem-se  Deus, os seres humanos agem como se fossem os donos da criação, só QUE exatamente no sentido inverso aos da criação; o homem, não podendo criar, posto que não possuí poderes para satisfazer a enorme inveja que experimenta do Criador do Universo, o homem passa a querer destruir suas obras, como se isso ihe conferisse poderes semelhantes.
Nesse sentido, destrói consciente e inconscientemente a natureza, os animais ,os vegetais e semelhantes, direta ou indiretamente.
Existe algumas teorias psicológicas s que dizem: “Homem destrói a ecologia e o meio ambiente por causa das histórias infantis, principalmente aquelas que falam em lobos maus das florestas e outras, promovendo “inconscientização”, pelos medos colocados por essas fábulas que futuramente promoveriam um desejo de destruir tudo o que se relaciona a tais fobias”.

Porém, essa teoria esbarra na própria civilização indígena, que convive de perto com os “perigos” da floresta e mesmo assim a ama e respeita. 
O índio não mata os animais por prazer, o faz somente para obter o alimento. Também não o estoca, usa estritamente o necessário. Ele utiliza-se da árvore que já não tem vida.
O índio não sofre de Teomania!
A Teomania atinge principalmente a classe politica eo s governantes do mundo inteiro que se orientam pelo pensamento de Maquiavel de que “os fins justificam os meios".
 
Por Isso, a poucos dias em que se comemorará o Dia Internacional do Meio Ambiente (5 de junho), façamos todos nós uma analise e revisão da nossa Teomania, sob o risco de recebermos a pecha de “Deuses da Destruição".

Nenhum comentário:

Postar um comentário