sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

A primeira Loja Maçônica do Estado de São Paulo

Enviado ao Grupo de Whats App "Só IIr.'. 100", pelo
Ir.'. Wagner Buzzo
Or.'. de São João da Boa Vista - SP.
 
 
 
 
 
 
A primeira Loja Maçônica do Estado de São Paulo, de nome "Loja Maçônica Inteligência", foi fundada em Porto Feliz, em 19 de agosto de 1.831, quando o país vivia um clima de transição política, gerado pela abdicação do Imperador Pedro I, ocorrida a 7 de abril do mesmo ano.
 
Pode-se dizer que esta Loja, é a Loja mãe. da Maçonaria  Paulista.
 
A história registra que, depois da abdicação de D. Pedro I a Maçonaria Brasileira intensificou sua luta, organizando-se da melhor forma possível, tendo inclusive, instalado no Rio de Janeiro, o Grande Oriente Nacional Brasileiro, que elegeu como Grão Mestre, o Patriarca da Independência, José Bonifácio de Andrada e Silva.

Naquela ocasião o Grande Oriente Nacional Brasileiro enviou emissários para as diversas Províncias, com poderes para instalar Lojas Maçônicas. 
 
Nessa oportunidade vieram à Porto Feliz os plenipotenciários João Baptista Lobo de Oliveira e Luiz Luciano Pinto, Oficiais Militares.   
 
Chegando à velha Araritaguaba  aqueles emissários maçônicos iniciaram em nossos  Augustos Mistérios,  o Tenente João Gaudie Lei, para que pudessem compor o quadro inicial da Loja, cujos trabalhos seriam desenvolvidos no Rito Oficial do Grande Oriente do Brasil.
 
* O nome desta Loja, foi encontrado no blog http://prataagnaldo.blogspot.com.br/ lojasmaçonicas-brasileiras.html.

Nenhum comentário:

Postar um comentário