sábado, 26 de março de 2016

O Estandarte de nossa Loj.'.

Nosso Estandarte foi concebido pelos IIr.'. Marcos Casal, Ademar de Farias e João Ceppaluni Filho, sendo posteriormente alterado mediante as contribuições do Ir.'. Daniel Tavares Beltrão Júnior (sugestão da palavra PAX) e do Ir.'. Antonio Di Profio (correção d'O Olho que tudo vê).

 Sua forma final é a seguinte:
 
 
 
  
Por definição, um Estandarte é um distintivo ou insígnia, geralmente confeccionado em tecido, onde se insere um ou mais símbolos, com formas quadrada ou retangular, sustentado por uma travessa de materiais diversos (madeira, metal, etc.), suspenso por uma haste de iguais materiais, pelo qual se faz reconhecer uma corporação, comunidade religiosa ou confraria.
 
Consiste na Maçonaria, em uma insígnia usada por todas as LLoj.'.
 
Deve estar presente em todas as sessões, figurando como símbolo representativo.
 
Sua localização é no topo S.'. da Grade do Or.'., próximo à mesa do Sec.'. da Loj.'.
 
Nas sessões Magnas ou Brancas, fica à esquerda do Trono do V.'.M.'.

Nosso Estandarte, foi confeccionado em tecido de fundo branco, que representa a Pureza de nossos princípios e propósitos, e é composto por vários símbolos.
Começa glorificando a Deus, que é o G.'. A.'. D.'. U.'., a quem devemos nos dirigir antes de qualquer empreitada, pedindo proteção e guarda, seguindo-se o nome de nossa Loja: A.'.R.'.L.'.S.'. "Stella Matutina" nº 658.

Abaixo da glorificação ao G.'.A.'.D.'.U.'., vem um Triangulo Maior, formado por três Triângulos Menores, sendo que no centro do Triangulo Maior está o "Olho que tudo vê" em frente ao Sol, que esparge raios de Luz. Simboliza a Luz Maior, a Glória do Criador, que nos enche o coração com a maior e melhor virtude de um Maçom: a Caridade.
 
O Sol, com seus raios vivificantes, espalham Luz e Calor por toda parte, chamando-nos a atenção para a prática do Bem, não apenas ao nosso círculo de amigos e IIr.'., mas a todos aqueles que dele necessitam, até onde nossa Caridade possa alcançar.

Lembra-nos também, que a direção e os propósitos de nossa Loj.'., serão sempre iluminados pela Luz que vem do Alto, tornando-os sempre sublimes, justos e perfeitos.

O Triangulo formado, está sustentado por duas CCol.'. papiriformes (de origem egípcia), tal qual a entrada do Templo de Salomão, adornadas com as letras “B” (Booz) e “J” Jaquin, simbolizando a Força e a Beleza, sempre encontrados em todos os nossos trabalhos. Lembra-nos a entrada de nosso Templo, onde aprendemos as mais Sublimes lições de nossa Ord.'., que nos ensinam a construir TT.'. à Virtude e Masmorras ao Vício.

Entre essas colunas estão três letras “P – A – X”, também colocadas em forma triangular, que significa Paz. Na realidade é a harmonia entre o G.'.A.'.D.'.U.'. e os Homens e dos Homens entre si.

No centro desse triangulo formado pelas letras P - A - X, está uma estrela na cor vermelha, com raios amarelos e ao centro dela uma bola reluzente.
 
Esta Estrela corresponde ao planeta Vênus, também chamado de "A Estrela da Manhã", que vertida ao latim quer dizer "Stella Matutina", de onde vem o nome de Loja. A "Stella Matutina" emana sua Luz no céu ainda escuro, anunciando sempre, mais um dia que está por nascer. Simboliza nossa esperança sempre presente, nos dias futuros!!

Abaixo dela, um Comp.'. ( que representa a justa medida) e um Esq.'. (que representa a retidão), entrelaçados em Grau de Aprendiz, símbolo eterno da Arte Real, lembrando-nos que seremos eternamente Aprendizes, por mais que caminhemos ao encontro da Verdade na Senda que abraçamos.
 
Representam a justa medida que todo maçom deve ter em conta, ao praticar todo e qualquer ato ou ação.

Essa junção do Esq.'. e Comp.'., traz no meio, a letra IOD, do alfabeto sagrado hebraico (é a primeira letra do nome Iavé  (Iod – He – Vau – He), que não se pronuncia, pois o grande nome de Deus é inominável).
 
Seu significado é o Fogo realizador, que se manifesta através do Artista, Obreiro, Operador, Criador ou Gerador.

Logo abaixo das CCol.'., vem o nome de nosso Or.'. e do Estado da Federação ao qual ele pertence (Or.’. de São Bernardo do Campo - SP), sublinhado por uma bandeirola de cor vermelha, contendo a data de fundação de nossa Loja (23 de novembro de 2007 da E.’.V.’.). em letras amarelas.

Abaixo da bandeirola, encontra-se uma carreira de treze estrelas, significando o número de Fundadores de nossa Loja (uma para Fundador). Representam essas estrelas, os seguintes IIr.'.:
Achiles Nogueira
 
Ademar de Farias
 
Carlos Alberto Tadeu Prioli
 
Daniel Tavares Beltrão Júnior
 
Gino Loreto Ianni
 
Humberto Pellegrini Neto
 
Jerônimo Garcia de Freitas Neto
 
João Ceppaluni Filho
 
José Antonio Flores Simone
 
Luis Carlos Bardi
 
Marcelo Henrique Brito dos Santos
 
Marcos Casal
 
Wanderley Cinelli Júnior

sexta-feira, 25 de março de 2016

Feliz Páscoa !!! - 27/03/2016

 


A Páscoa ou Domingo da Ressurreição é um festividade religiosa e um feriado que celebra a ressurreição de Jesus ocorrida três dias depois da sua crucificação no Calvário, conforme o relato do Novo Testamento.
 
A data da Páscoa determina todas as demais datas das festas móveis cristãs, exceto as relacionadas ao Advento.
 
O domingo de Páscoa marca o ápice da Paixão de Cristo que é precedido pela Quaresma, um período de quarenta dias de jejum, orações e penitências.
 
O termo "Páscoa" deriva, através do latim Pascha e do grego bíblico Πάσχα Paskha, do hebraico פֶּסַח (Pesaḥ ou Pesach), a Páscoa judaica.
 
Lembrando tratar-se  da principal celebração do ano litúrgico cristão e também a mais antiga e importante festa cristã, queremos desejar a todos os IIr.'. espalhados pelo Universo, principalmente aos nossos queridos IIr.'. do Quadro de nossa Loj.'., extensivos às CCun.'. e aos(as) SSob.'., além daqueles que lhes são caros, nossos votos de uma Feliz Páscoa.
 
Que este dia seja o reflexo de todos os outros dias, repleto de muito amor em nossos corações, traduzido pelo grande e puro sentimento de fraternidade que nos une como verdadeiros IIr.'.
 
Devemos nos espelhar no exemplo que nos deu  o Filho, que se sacrificou para nos salvar, numa prova imensa de Fraternidade.
 
Que a luz emanada da Estrela Matutina, brilhe forte no coração de cada um !!
 
 
Que nossa Páscoa seja muito feliz !! 
27/03/2016

A verdadeira História da Páscoa

Artigo postado pelo Ir. José Carlos Gonçalves - Piolim
no site da A.'.R.'.L.'.S.'. "Estrela de  Avaré", em 25/03/2016
Or.'. de Avaré - SP


Muito antes de ser considerada a festa da ressurreição de Cristo, a Páscoa anunciava o fim do inverno e a chegada da primavera. A Páscoa sempre representou a passagem de um tempo de trevas para outro de luzes, isto muito antes de ser considerada uma das principais festas da cristandade.

A palavra “páscoa” – do hebreu “peschad”, em grego “paskha” e latim “pache” – significa “passagem”, uma transição anunciada pelo equinócio de primavera (ou vernal), que no hemisfério norte ocorre a 20 ou 21 de março e, no sul, em 22 ou 23 de setembro.
 
A Páscoa judaica (em hebraico פסח, ou seja, passagem) é o nome do sacrifício executado em 14 de Nissan segundo o calendário judaico e que precede a Festa dos Pães Ázimos (Chag há Matzot). Geralmente o nome Pessach é associado a esta festa também, que celebra e recorda a libertação do povo de Israel do Egito, conforme narrado no livro de Êxodo.
 
A festa cristã da Páscoa tem origem na festa judaica, mas tem um significado diferente. Enquanto para o Judaísmo, Pessach representa a libertação do povo de Israel no Egito, no Cristianismo a Páscoa representa a morte e ressurreição de Jesus (que supostamente aconteceu na Pessach) e de que a Páscoa Judaica é considerada prefiguração, pois em ambos os casos se celebra uma “libertação do povo de Deus”, a sua passagem da escravidão (do Egito/do pecado) para a liberdade.
 
De fato, para entender o significado da Páscoa cristã, é necessário voltar para a Idade Média e lembrar dos antigos povos pagãos europeus que, nesta época do ano, homenageavam Ostera, ou Esther – em inglês, Easter quer dizer Páscoa.
 
 
Ostera (ou Ostara) é a Deusa da Primavera, que segura um ovo em sua mão e observa um coelho, símbolo da fertilidade, pulando alegremente em redor de seus pés nus.
A deusa e o ovo que carrega são símbolos da chegada de uma nova vida. Ostara equivale, na mitologia grega, a Persephone. Na mitologia romana, é Ceres.
 
Estes antigos povos pagãos comemoravam a chegada da primavera decorando ovos. O próprio costume de decorá-los para dar de presente na Páscoa surgiu na Inglaterra, no século X, durante o reinado de Eduardo I (900-924), o qual tinha o hábito de banhar ovos em ouro e ofertá-los para os seus amigos e aliados.
 
 
Por que o ovo de Páscoa?
O ovo é um destes símbolos que praticamente explica-se por si mesmo. Ele contém o germe, o fruto da vida, que representa o nascimento, o renascimento, a renovação e a criação cíclica. De um modo simples, podemos dizer que é o símbolo da vida.
 
Os celtas, gregos, egípcios, fenícios, chineses e muitas outras civilizações acreditavam que o mundo havia nascido de um ovo. Na maioria das tradições, este “ovo cósmico” aparece depois de um período de caos.
 
Na Índia, por exemplo, acredita-se que uma gansa de nome Hamsa (um espírito considerado o “Sopro divino”), chocou o ovo cósmico na superfície de águas primordiais e, daí, dividido em duas partes, o ovo deu origem ao Céu e a Terra – simbolicamente é possível ver o Céu como a parte leve do ovo, a clara, e a Terra como outra mais densa, a gema.
 
O mito do ovo cósmico aparece também nas tradições chinesas. Antes do surgimento do mundo, quando tudo ainda era caos, um ovo semelhante ao de galinha se abriu e, de seus elementos pesados, surgiu a Terra (Yin) e, de sua parte leve e pura, nasceu o céu (Yang).
 
Para os celtas, o ovo cósmico é assimilado a um ovo de serpente. Para eles, o ovo contém a representação do Universo: a gema representa o globo terrestre, a clara o firmamento e a atmosfera, a casca equivale à esfera celeste e aos astros.
 
Na tradição cristã, o ovo aparece como uma renovação periódica da natureza. Trata-se do mito da criação cíclica. Em muitos países europeus, ainda hoje há a crença de que comer ovos no Domingo de Páscoa traz saúde e sorte durante todo o resto do ano. E mais: um ovo posto na sexta-feira santa afasta as doenças.
 
 
Por que o Coelho de Páscoa?
Coelhos não colocam ovos, isto é fato! A tradição do Coelho da Páscoa foi trazida à América por imigrantes alemães em meados de 1700. O coelhinho visitava as crianças, escondendo os ovos coloridos que elas teriam de encontrar na manhã de Páscoa.
Uma outra lenda conta que uma mulher pobre coloriu alguns ovos e os escondeu em um ninho para dá-los a seus filhos como presente de Páscoa. Quando as crianças descobriram o ninho, um grande coelho passou correndo. Espalhou-se então a história de que o coelho é que trouxe os ovos. A mais pura verdade, alguém duvida?
 
No antigo Egito, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida. Alguns povos da Antigüidade o consideravam o símbolo da Lua. É possível que ele se tenha tornado símbolo pascal devido ao fato de a Lua determinar a data da Páscoa.
 
Mas o certo mesmo é que a origem da imagem do coelho na Páscoa está na fertilidade que os coelhos possuem. Geram grandes ninhadas! Assim, os coelhos são vistos como símbolos de renovação e início de uma nova vida. Em união com o mito dos Ovos de Páscoa, o Coelho da Páscoa representa a renovação de uma vida que trará boas novas e novos e melhores dias, segundo as tradições.
 
 
Outros símbolos da Páscoa
 
O cordeiro é um dos principais símbolos de Jesus Cristo, já que é considerado como tendo sido um sacrifício em favor do seu rebanho. Segundo o Novo Testamento, Jesus Cristo é “sacrificado” durante a Páscoa (judaica, obviamente). Isso pode ser visto como uma profecia de João Batista, no Evangelho segundo João no capítulo 1, versículo 29: “Eis o Cordeiro de Deus, Aquele que tira o pecado do mundo”.
 
Paulo de Tarso (na primeira epístola a Coríntio no capítulo 5, versículo 7) diz: “Purificai-vos do velho fermento, para que sejais massa nova, porque sois pães ázimos, porquanto Cristo, nossa Páscoa, foi imolado.
 
Jesus, desse modo, é tido pelos cristãos como o Cordeiro de Deus (em latim:Agnus Dei) que supostamente fora imolado para salvação e libertação de todos do pecado. Para isso, Deus teria designado sua morte exatamente no dia da Páscoa judaica para criar o paralelo entre a aliança antiga, no sangue do cordeiro imolado, e a nova aliança, no sangue do próprio Jesus imolado. Assim, a partir daquela data, o Pecado Original tecnicamente deixara de existir.
 
A Cruz também é tida como um símbolo pascal. Ela mistifica todo o significado da Páscoa, na ressurreição e também no sofrimento de Jesus. No Concílio de Nicéa em 325 d.C., Constantino decretou a cruz como símbolo oficial do cristianismo. Então, ela não somente é um símbolo da Páscoa, mas o símbolo primordial da fé católica.
 
O pão e o vinho simbolizam a vida eterna, o corpo e o sangue de Jesus, oferecido aos seus discípulos, conforme é dito no capítulo 26 do Evangelho segundo Mateus, nos versículos 26 a 28: “Durante a refeição, Jesus tomou o pão, benzeu-o, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: Tomai e comei, isto é meu corpo. Tomou depois o cálice, rendeu graças e deu-lho, dizendo: Bebei dele todos, porque isto é meu sangue, o sangue da Nova Aliança, derramado por muitos homens em remissão dos pecados.
 
 
 
Por que a Páscoa nunca cai no mesmo dia todos os anos?
 
O dia da Páscoa é o primeiro domingo depois da Lua Cheia que ocorre no dia ou depois de 21 março (a data do equinócio). Entretanto, a data da Lua Cheia não é a real, mas a definida nas Tabelas Eclesiásticas. (A igreja, para obter consistência na data da Páscoa decidiu, no Concílio de Nicéa em 325 d.C., definir a Páscoa relacionada a uma Lua imaginária – conhecida como a “lua eclesiástica”).
 
A Quarta-Feira de Cinzas ocorre 46 dias antes da Páscoa, e portanto a Terça-Feira de Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa. Esse é o período da quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas.
 
Com esta definição, a data da Páscoa pode ser determinada sem grande conhecimento astronômico. Mas a sequência de datas varia de ano para ano, sendo no mínimo em 22 de março e no máximo em 24 de abril, transformando a Páscoa numa festa “móvel”. De fato, a sequência exata de datas da Páscoa repete-se aproximadamente em 5.700.000 anos no nosso calendário Gregoriano.
Tabela com as datas da Páscoa até 2020
  • 2000: 23 de Abril (Igrejas Ocidentais); 30 de Abril (Igrejas Orientais)
  • 2001: 15 de Abril
  • 2002: 31 de Março (Igrejas Ocidentais); 5 de Maio (Igrejas Orientais)
  • 2003: 20 de Abril (Igrejas Ocidentais); 27 de Abril (Igrejas Orientais)
  • 2004: 11 de Abril
  • 2005: 27 de Março (Igrejas Ocidentais); 1 de Maio (Igrejas Orientais)
  • 2006: 16 de Abril (Igrejas Ocidentais); 23 de Abril (Igrejas Orientais)
  • 2007: 8 de Abril
  • 2008: 23 de Março (Igrejas Ocidentais); 27 de Abril (Igrejas Orientais)
  • 2009: 12 de Abril (Igrejas Ocidentais); 19 de Abril (Igrejas Orientais)
  • 2010: 4 de Abril
  • 2011: 24 de Abril
  • 2012: 8 de Abril (Igrejas Ocidentais); 15 de Abril (Igrejas Orientais)
  • 2013: 31 de Março (Igrejas Ocidentais); 5 de Maio (Igrejas Orientais)
  • 2014: 20 de Abril
  • 2015: 5 de Abril (Igrejas Ocidentais); 12 de Abril (Igrejas Orientais)
  • 2016: 27 de Março (Igrejas Ocidentais); 1 de Maio (Igrejas Orientais)
  • 2017: 16 de Abril
  • 2018: 1 de Abril (Igrejas Ocidentais); 8 de Abril (Igrejas Orientais)
  • 2019: 21 de Abril (Igrejas Ocidentais); 28 de Abril (Igrejas Orientais)
  • 2020: 12 de Abril (Igrejas Ocidentais); 19 de Abril (Igrejas Orientais)
No final das contas, a Páscoa é mais um rito de povos antigos, assimilado pela Igreja Cristã de modo a impor sua influência.
 
Substituindo venerações à natureza (como no caso da Lua ou do Equinócio, tipicamente pagãs) por uma outra figura da mitologia, tomando os significados do judaísmo, os símbolos celtas e fenícios, remodelando mediante os Evangelhos e dando uma decoração final, criou-se um “ritual colcha de retalhos”.

 

terça-feira, 22 de março de 2016

Mãe de Maçom !!!

 
 
 
Ir.'. Francisco Kaupa
publicado no Grupo ARLS VK
em 15/03/2013


Primeiros Dias.....

Meu filho que coisa é esta em que você está se metendo?

Maçonaria? Isto será Bom para você?

Após seis meses .....

É verdade que você não vai mais a Igreja? Por quê?

É verdade que tudo que você vai fazer tem que pedir autorização a eles?

Cuidado que eles estão de olho no seu dinheiro?

Após um ano ....

E sua esposa está contente com isto?

Ela não se importa com sua ausência toda terça-feira?

Tem tido muitas festas?

Após 18 meses...

Filho lembra daquele brinquinho com aquelas duas folhinhas que você me deu, como era o nome mesmo...??? Ah! Acácia. Sabe que no outro dia quando fui ao médico fazer meus exames de rotina, o Dr. Ricardo me disse que brinquinho bonitinho foi o seu filho quem lhe deu? Vêm cá que não vou deixar a senhora esperando aí na fila, eu vou lhe atender agora. Não entendi, mas estou achando que você pediu a ele para me atender logo. Vocês estão se falando?

De tarde, no mercado, também estava com os brincos e vi quando um pai falou para o filho dele, vai lá dar um beijinho na vovó. Nunca tinha visto o menino muito menos o pai do menino, mas mesmo assim fiquei muito contente naquele dia com aquele beijo carinhoso do menino.

Após Dois anos...

Filho, eu tenho que reconhecer que esta tal de Maçonaria está te fazendo bem. Você está mais tolerante comigo, com sua irmã, com sua sogra e com os tios que contam sempre a mesma história para você.

Perguntei para sua Esposa se ela tinha percebido estas mudanças em você e ela me disse que mesmo com o medo do desemprego, medo de ser assaltado, você está aceitando melhor, as idéias contrárias dos outros, não está mais comprando tudo que vê pela frente como fazia e depois ficava desesperado como pagar a conta do cartão de crédito, você está mais caseiro, dando atenção aos bichos, pássaros, cachorro e os peixinhos, já percebe o crescimento das plantinhas da varanda e, principalmente, tem dado mais atenção a sua esposa.
 

Têm até escutado música clássica e não mais só aquela barulheira, tem conversado mais com as pessoas no prédio, têm se interessado com os problemas de seus funcionários.
Quem diria... Só mesmo esta tal de Maçonaria para mudar você desta maneira, e eu achava que ia ser ruim para você.

Resposta do Filho

Mãe não é nada disto, só estou mais velho, e só agora estou praticando o que você me ensinou durante toda a vida e eu nunca quis aprender.

Perdão por não te ouvir, mas nunca é tarde para começar a te amar.

Se você não me tivesse trazido ao mundo eu não poderia estar feliz
como estou agora. Sou infinitamente grato por ter me gerado.

Mãe a Maçonaria não “roubou” seu filho querido para um mundo à parte, ela apenas trouxe para o mundo da senhora, um montão de filhos que a senhora nem sabia que existiam.
 
O Dr. Ricardo, o Estranho do Supermercado e outros que a senhora ainda vai encontrar, são todos meus irmãos, isto é, são todos seus filhos.
 
Dedicado a todas as mães de maçons espalhadas pelo Universo !!!

sexta-feira, 18 de março de 2016

O Simbolismo Maçônico de "Pinóquio"


Ir.’. Marcelo Tognolli -  C.’.M.’.
Obr.’. da A.’.R.’.L.’.S.’."Stella Matutina nº 658
Or.’. São Bernardo do Campo/SP
24 de Novembro de 2014 da E.’.V.’.
 

Fonte – Sublime União  WEBsite Sobmalhete

Trabalho repassado pelo 
 Ir.: Baltasar Madrid
A.'.R.'.L.'.S.'. "Equidade" nº 185.
 

 

Carlo Collodi escreveu em 1882: “As Aventuras de Pinóquio”, que conta a história de um velho mestre artesão que construiu um boneco de madeira. 


Essa história simples tem considerações de ordem moral e da evolução da pessoa, que faz da história um relato iniciático, no qual Pinóquio se vai desprendendo de seus muitos defeitos até se tornar um verdadeiro ser humano, uma criança nesse caso. 

Poucas pessoas sabem que o Pinóquio saiu da mente e da criatividade desse escritor italiano e não é um conto de fadas. Na verdade, é um romance, mas sua trama infantil suspeita é nada mais do que o veículo por meio do qual destina-se a entregar uma mensagem profundamente espiritual, iniciática, de desenvolvimento pessoal. 

Na verdade, Collodi, foi um membro da Ordem Maçônica e Walt Disney, que essa história imortaliza no filme de animação e cujos desenhos representam mais do que qualquer outro o boneco e os outros personagens, também foi um Ir.’. maçom. 

No contexto conturbado da reunificação italiana, liderada por outro Ir.’., José Garibaldi, Collodi escreveu: “As Aventuras de Pinóquio”, cuja análise superficial do trabalho revela uma apologia para a educação e uma denúncia do vício e da ociosidade. Ideais próprios da cultura ocidental, mas são inevitáveis mandatos para encomendas para as ordens esotéricas. 

Vamos rever a história e algumas palavras que são muito esclarecedoras do ponto de vista maçônico: Gepetto, um velho mestre que usa o avental, sempre sonhou em ter uma criança, de modo que, ao ver brilhar no céu a Estrela Azul fervorosamente pediu que seu desejo fosse concedido (isso é entrar em contato com um maior nível de consciência). 

Naquela noite, enquanto Geppeto dormia, apareceu a Fada Azul e deu vida ao boneco e o advertiu a se comportar bem para se tornar um menino de verdade (o compreendemos a partir da idéia de ser um homem de verdade, outra idéia inspiradora das Escolas de Iniciáticas). 

Para aconselhamento sobre seu comportamento chamou o Grilo Falante como sua consciência (o trabalho consciente de desenvolvimento pessoal é também um ideal hermético). Não nos esqueçamos de que Pinóquio foi trabalhado à mão pelo carpinteiro que o elaborou a partir de um pedaço de madeira, criando mesmo um boneco muito bom, graças ao seu esforço (na Maçonaria se trabalha para dar forma a uma pedra). 

Os fios que movem o destino dos bonecos são semelhantes aos fios do destino que movem as pessoas quando desenvolvemos a consciência. Assim, então, Pinóquio com falta de consciência e surdo aos ensinamentos do Grilo Falante (outro Mestre) provou ser amoral e estúpido.
 
Poderia dizer que Pinóquio estava vivo, mas ainda não tinha livre arbítrio, estava dormindo, não usava a sua consciência, desconhecia a Senda da virtude e da libertação, foi uma espécie de “morto vivo”. 

O esoterismo ensina que, infelizmente, a maioria dos seres humanos são como Pinóquio, eles seguem o caminho mais fácil e não sabem que existe algo melhor, algo que nos conecta com níveis mais elevados de consciência. 

Sabemos que: “A verdade é que existem apenas dois tipos de homens em todo o mundo: os poucos que já perceberam o esquema divino poderoso, e as imensas massas que ainda não o conhece. Os últimos vivem para eles mesmos, e estão muito escravizados por suas paixões; os primeiros vivem para Deus e para a evolução, que é a Sua vontade, e independe se são chamados Budistas ou hindus, muçulmanos ou cristãos, ou pensadores judeus”. 

Pinóquio é o escravo de seus “eus”, esse é um ego hipertrofiado produto de distintos vícios que foram acumulados. Suas mentiras fazem crescer o nariz e as orelhas de burro depois. Essa é uma alegoria física de todos os agregados psíquicos que o acompanham. 

Uma ou outra vez, Pinóquio, pela Lei de Causa e Efeito, sofre as consequências de suas más ações, que o conduzem a pagar com o sofrimento do “karma” que ele gerou. Quando a vida de Pinóquio não poderia ser mais insuportável, é engolido por uma baleia. 

Esse episódio, que evoca claramente a história bíblica de Jonas, que vem a ser no Simbolismo Maçônico da Câmara de Reflexões, representada pela descida ao centro da terra.

Vivido até peloo próprio Jesus, conforme Mateus 12:40: “Pois assim como Jonas esteve no ventre do grande peixe por três dias e três noites, assim estará o Filho do Homem no seio da terra três dias e três noites”. 

O Filho do Homem, também, como o Pinóquio, foi o filho de um mestre carpinteiro. 

Como acontece com qualquer tradição esotérica válida é a morte mística; à luz de uma vela, Pinóquio medita sobre o seu destino e decide mudar, deixando para trás seu passado de inconsciência. Finalmente o boneco é expelido pela baleia para o mar, onde a água atua como um purificador, limpando-o interna e externamente. 

Diz-se que quando alguém está imerso em uma corrente de água, renasce para uma nova vida. Essa prática é comum em muitas tradições religiosas e do batismo cristão. 

Maçônicamente tem a ver com a lenda do primeiro grau e o Mar de Bronze. 

Pinóquio, no entanto, não sobrevive à fúria do oceano e, finalmente, se afoga. Essa morte do boneco equivale à morte mística do profano ao ser iniciado.  

Nas palavras do Evangelho cf João 3:3-10:“Em verdade, em verdade vos digo que se alguém não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus (…) quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus”. 

Ao retornar à vida, Pinóquio vai para um estado mais elevado, que vai adquirir uma humanidade plena.  

Finalizando: Vale a pena ver “Pinóquio” e descobrir o profundo conteúdo simbólico e iniciático desse trabalho. Especialmente para aqueles que pertencem a instituições filosófica, como a Ordem Maçônica. 

Mas para o resto dos mortais, enquadrada nos limites morais, a aventura de Pinóquio também tem muito a dizer, sobretudo porque o boneco se parece muito como nós somos. Podemos dizer o quanto a história corresponde à evolução dos seres humanos para alcançar a plena realização da “humanidade”, como seres humanos completos e particularmente com a nossa própria evolução como maçons. 

.

quinta-feira, 17 de março de 2016

A Maçonaria recruta membros em redes sociais; Folha faz entrevista de entrada


Para que os IIr.'. possam estar se posicionando a respeito do assunto:


 
Chico Felitti
Colunista da FOLHA
14/03/2016 – 02h00

“A Vila Olímpia como você nunca viu! Apê top, com muita sofisticação. Um anúncio verídico e banal de rede social. “Acesse o link abaixo e faça parte dos Mistérios e Privilégios da Franco-Maçonaria.”
A publicidade no Facebook rompe com três séculos de tradição: A Maçonaria, organização exclusivamente masculina, passou a recrutar seus membros nas redes sociais.
O anúncio, pago por um braço paulistano do grupo, foi direcionado a homens de todas as idades que morassem em São Paulo.
A reportagem da FOLHA, preencheu o formulário de perguntas, entre elas: “Qual é a sua renda mensal?” e “Sua mulher se opõe à sua entrada na Maçonaria?”, e, dois dias depois, foi à entrevista para virar maçom.
Uma mulher loira, cuja blusa deixava entrever a tatuagem ”carpe diem” que tem no colo, recebe os candidatos num casarão de cor azul-bebê, perto da rua São Caetano, no centro.
A fila de espera tem um estudante de enfermagem, um segurança de casa noturna, um autônomo e um repórter.
“Eles arranjam emprego um para o outro”, comenta o segurança com o autônomo, antes de ser entrevistado.
Os candidatos entram num cômodo azulejado, sem móvel, a exceção são duas cadeiras de escritório. O Mestre (terceira posição na hierarquia), que vai conduzir a entrevista, está em uma delas.
Uma nova loja (grupo fixo que se reúne de forma periódica) será aberta naquele templo. Há no Brasil, cerca de 40.000 homens distribuídos por 3.000 lojas.
A fundação de um grupo requer um quórum de sete novos membros. Associados mais antigos ficam responsáveis por apadrinhar os novatos, diz o homem, de camisa Dudalina, anéis em três dedos, com que segura um iPhone de última geração.
“Aqui não tem nada de mistério, não é religião, ninguém mata ninguém”, diz. Os encontros são como uma Rede vitalícia de relacionamentos. Que tipo de relacionamentos? “Vou deixar sua mente florear o quanto quiser”.
Após a entrevista, a ficha do candidato vai para o escrutínio de outros maçons. Membros antigos têm poder de veto. “Mas isso não acontece nunca”. Depois do aval, é feita a cerimônia de aceitação.
O custo dos paramentos para o dia da estreia fica por volta de R$ 1.400,00, e é somado aos R$ 140,00de mensalidade e às contas dos jantares mensais do grupo.
A entrevista é sobre as motivações que levaram o candidato à Maçonaria, e em que ele poderia ajudar.
No fim de 30 minutos de conversa, a despedida vem com um elogio (“Seu perfil interessa muito”) e uma advertência (“Nós estamos em todos os lugares e todos os níveis hierárquicos, por isso é fácil saber mais sobre você”).
Fazem parte da organização, o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), 58 deputados federais, além de 6 senadores, segundo levantamento feito pela FOLHA em 2013.
Segundo um dos secretários da Confederação Maçônica do Brasil, que não quis ser identificado, o modelo de entrada por indicação ainda é o mais aconselhado. Ele disse nunca ter ouvido falar em anúncios na internet.
Informada de que seu processo seletivo inovador seria tema de uma reportagem, a loja do centro respondeu: “O silêncio e a discrição sempre norteiam nossos trabalhos, portanto não vamos nos manifestar oficialmente sobre o assunto, que de fato é controverso. Saudações Fraternais.
----------------------------------

Antônio Carlos Kurihara
Or.’. Ribeirão Preto
Comentário postado na página do Ir.’. Ronaldo Fernandes - Facebook
O presidente da CMSB (Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil), entidade que congrega as 27 Grandes Lojas de todos os estados brasileiros, Ir.'. Ronaldo Fernandes, divulgou mensagem em repúdio à matéria publicada no jornal Folha de São Paulo na última segunda, 14/03, matéria esta que informa, de forma leviana, rasa e tendenciosa, que a Maçonaria estaria recrutando seus membros em redes sociais!
Diz a matéria, de cunho sensacionalista, que se estaria rompendo com três séculos de tradição e que a Maçonaria teria como preocupação ou objetivo principal, a renda do pretendente.
Esclarece apenas , que se trata de um “braço paulistano” da Maçonaria sem citar a qual braço se refere, ou principalmente, sem buscar informações mais fidedignas, com as reais entidades ou Potências que representam a Maçonaria no Brasil.
Para quem não conhece nossa Ordem a FOLHA induziu pensar que se trata de um grupo de aproveitadores da boa fé alheia, interessado apenas em arregimentar membros, mesmo desqualificados, desde que tenham como contribuir com sua loja.
É lamentável que um jornal de grande circulação nacional, se preste a esse triste papel, de denegrir a imagem de uma instituição centenária, que sempre pautou sua atuação nos estudos, aprimoramento de valores éticos e morais de seus membros, e na busca da felicidade humana, sem que não tenha tido o mínimo cuidado de aprofundar sua matéria e de buscar outras fontes de informação.
Que a Verdade prevaleça sempre !!!
-------------------------------------------

Segue texto de resposta à reportagem da Folha de São Paulo - 14/03/2016:
Sobre a reportagem Maçonaria virtual (Cotidiano, 14/3), as 27 Grandes Lojas do Brasil, congregadas na Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil (CMSB), esclarecem que instituições maçônicas regulares não arregimentam membros por redes sociais, não exploram a boa-fé de quem quer que seja e não fazem propaganda. Os métodos para aceitar novos membros são apenas por indicação de maçons ativos e regulares e possuem longínqua tradição. Entidades auto intituladas maçônicas usurpam a imagem da Maçonaria regular, que repudia esses atos. A Maçonaria é alicerçada em princípios éticos e morais, contribuindo para que seus membros sejam verdadeiros construtores sociais.

RONALDO FERNANDES
Presidente da CMSB (Brasil)

terça-feira, 15 de março de 2016

A mulher invisível - texto para meditação


postado no You Tube por
Tatiana Mili em 25/05/2010
Recomendado pela
Pastoral Familiar do Rio de Janeiro

Tudo foi acontecendo aos poucos.....Eu falava, mas ninguém me escutava....

Eu dizia: - Desliguem a tv,  por favor” E......nada acontecia!!!
Então eu gritava: “- Desliguem a tv, por favor !!
E, depois de repetir várias vezes, eu mesma acabava por desligá-la.
Percebi isso em várias outras situações, como por exemplo: Meu marido e eu estávamos em uma festa há horas.
E eu já estava me aprontando para ir embora....Sinalizei a ele e fui saindo, mas ele continuou conversando.. Nem sequer se virou para mim !!!
Foi então, que percebi e concluí:
“Ele não conseguia me ver  !!! Eu então, sou invisível.....Sim...eu sou invisível !! invisível”.....
 Fui notando que isso era cada vez mais presente em minha vida!!!
 Ao levar meu filho para a escola a professora perguntava a ele:
“- Milton, quem é essa pessoa que está com você??”
E ele respondia: ”- Ninguém !!”
Ele só tem cinco anos e para ele eu já era: “Ninguém!!”

De outra feita, numa noite dessas, nosso círculo de amizades se reuniu para celebrar a volta de uma amiga, da Inglaterra. Janice contava tudo sobre a viagem e eu, olhava as outras mulheres na mesa...
Eu tinha me maquiado no carro e usava um vestido qualquer.
Meu cabelo estava sujo e com um prendedor velho. Estava me sentindo ridícula !!
Janice veio até mim e me disse “Eu trouxe isto para você !!!”
O presente era um belíssimo livro que falava sobre as grandes catedrais da Europa, que eu só fui entender quando li a dedicatória que dizia:
“- Com minha admiração, por tudo de bom que você constrói e que ninguém vê !!”
Pois bem, não se sabe os nomes de quem construiu as grandes catedrais. Você procura e só acha: “Construtor desconhecido”.....desconhecido........desconhecido....
Muitos dos construtores completaram obras sem saber que jamais seriam reconhecidos por elas.
Há inclusive uma estória, sobre um dos construtores, o qual estava esculpindo um pássaro que seria coberto por um telhado, quando alguém o questionou:
“ -Porque gastar tanto tempo em fazer algo que ninguém verá??”
Ao que ele respondeu: “- Porque Deus vê !!”

Ah !! Aqueles construtores acreditavam que Deus via tudo.
Deram suas vidas por obras que nunca viram ser concluídas. Algumas catedrais demoraram mais de cem anos para ficarem prontas e isso é mais que a vida útil de um trabalhador.
Sacrificaram suas vidas, dia após dia, para não terem qualquer reconhecimento de uma obra que nunca iriam ver concluída.
Um dos construtores chegou a dizer que nenhuma grande catedral seria novamente erguida, porque havia pouquíssimas pessoas dispostas a tanto sacrifício.
Eu fechei o livro e foi como se Deus assim me dissesse:

“- Eu te vejo!!”
“- Você não é invisível para mim !! Nenhum sacrifício e tão pequeno que eu não veja !!”

“- Eu sorrio ao ver cada bolo, cada botão pregado ...Vejo cada lágrima de decepção quando as coisas vão mal.”

“- Mas lembre-se: Você está construindo uma catedral !! E ela não ficará pronta durante toda sua vida. Infelizmente você nunca entrará nela. Mas, se construí-la bem e forte, eu entrarei" !!

Então, nas vezes, que a invisibilidade que me afligia, comecei a entender que ela não era a doença que apaga minha vida !! Ela era a cura para o meu egocentrismo. Era o antídoto para meu orgulho !!

Não me importa agora se os outros me veem ou não....Não me importo mais se meu filho não disser ao seu amigo que for lá em casa: “ - Puxa, ela acorda às quatro da manhã, faz muitas coisas,  cozinha e passa toda a roupa, ainda  que eu faça tudo isso.....

Quero que meu filho se sinta feliz quando voltar para casa e possa dizer ao seu amiguinho:

“- Você vai adorar quando ir lá em casa !!

Então, não importa se os outros me vejam. Não trabalho mais para as pessoas !!! Trabalho para Deus !! Me sacrifico por Ele. Mesmo que os outros nunca prestem atenção, por melhor que eu trabalhe. Rezo então para que o meu trabalho fique apenas, como um monumento para o nosso Deus !!!