quinta-feira, 19 de novembro de 2015

A Bandeira do Brasil

 


História

A bandeira do Brasil foi instituída a 19 de novembro de 1889, ou seja, 4 dias depois da Proclamação da República. É o resultado de uma adaptação na tradicional Bandeira do Império Brasileiro. Neste contexto, em vez do escudo Imperial português dentro do losango amarelo, foi adicionado o círculo azul com estrelas na cor branca.
 

Bandeira do Brasil


Normas 

    Existem normas específicas nas dimensões e proporções do desenho da Bandeira Brasileira. Ela tem o formato retangular, com um losango amarelo em fundo verde, sendo que no centro a esfera azul celeste, atravessada pela faixa branca com as palavras Ordem e Progresso em letras maiúsculas verdes. Essa faixa é oblíqua,  inclinada da esquerda para direita. No círculo azul estão 27 estrelas, que retratam o céu do Rio de Janeiro, incluindo várias constelações, como, por exemplo, o Cruzeiro do Sul. As estrelas representam simbolicamente os 26 Estados e o Distrito Federal. A única estrela que fica na parte superior do círculo representa o estado do Pará.

      A Bandeira Nacional é hasteada de manhã e recolhida na parte da tarde. Ela não pode ficar exposta à noite, a não ser que esteja bem iluminada. É obrigatório o seu hasteamento em órgãos públicos (escolas, ministérios, secretarias de governo, repartições públicas) em dias de festa ou de luto nacional. Nos edifícios do governo, ela é hasteada todos os dias. Também é exposta em situações em que o Brasil é representado diante de outros países como, por exemplo, em congressos internacionais e encontros de governos.




      Dia da Bandeira 

      O dia 19 de Novembro é comemorado, em todo o território nacional, como o Dia da Bandeira. Nesta data ocorrem comemorações cívicas, acompanhadas do Hino à Bandeira.




      Bandeiras presidencial e vice-presidencial

      Além da Bandeira Nacional do Brasil que todos conhecemos muito bem, existem duas outras bandeiras brasileiras oficiais: a bandeira presidencial e a bandeira vice-presidencial.

       Bandeira Presidencial                        Bandeira Vice-Presidencial



      Curiosidades

      - As quatro cores da Bandeira Nacional representam simbolicamente as famílias reais de que descende D.Pedro I, idealizador da Bandeira do Império. Com o passar do tempo esta informação foi sendo substituída por uma adaptação feita pelo povo brasileiro. Dentro deste contexto,  o verde passou a representar as matas, o amarelo as riquezas do Brasil, o azul o seu céu e o branco a paz que deve reinar no Brasil.

      - A versão atual da Bandeira Nacional Brasileira com 27 estrelas entrou em vigor em 11 de maio de 1992, com a inclusão de mais quatro estrelas (antes eram 23 estrelas) representando os estados do Amapá, Tocantins, Roraima e Rondônia.

      - A maior bandeira do Brasil hasteada fica na capital brasileira, na Praça dos Três Poderes. Ela tem 20 metros por 14,30 metros. O mastro em que ela fica hasteada possui 110 metros de altura. Quando ela fica velha, rasgada ou desbotada deve ser substituída por uma nova. A antiga é entregue a uma unidade militar para ser incinerada no dia 19 de novembro (Dia da Bandeira).

      Fonte: http://www.suapesquisa.com/geografia/ 
      Artigo: Bandeira do Brasil

      enviado por email por nosso Ir.'. Bardi em 19/11/2015 - 15hs22

      Sois Maçom??

                                                                      Texto para Reflexão 

      Ser um iniciado não significa ser um maçom, há quem passe uma vida inteira na maçonaria sem conseguir ser um maçom. Ser iniciado, na maçonaria, é assumir o dever de procurar dimensionar e viver uma nova situação social mais humana e progressista, que leve o planeta a uma melhor condição de vida, ser justo e perfeito na condução desse dever, estando todo o tempo voltado para sua lapidação interior e para o melhor aperfeiçoamento do ser humano universal. Estar na maçonaria, ser um iniciado, é de imediato absorver e se adequar as seguinte condições básicas:
      1. ser honesto
      2. ser sincero
      3. ser fiel
      4. ser patriota
      5. ser justo
      6. ser trabalhador
      7. ser organizado
      8. ser estudioso
      9. ser um líder
      Isso é ser um iniciado, é condição primária para estar na maçonaria. Ser maçom é outra coisa.
      Ser maçom envolve além disso tudo, uma condição espiritual e filosófica onde ainda vem-se a somar:
      10. ser fraterno
      11. ser tolerante
      12. ser apaziguador
      13. ser caridoso
      14. ser humilde
      15. ser compreensivo
      16. ser generoso
      17. ser educado
      18. ser um bom exemplo
      Esses 18 ingredientes juntos, misturados em proporção social adequada e estequiométrica, é que formam no cadinho divino do GADU a argamassa que molda os verdadeiros maçons.
      O maçom verdadeiro, é um ser humano especial, diferenciado das outras pessoas, com o dever de melhorar e modificar a humanidade através de seu bom exemplo. O maçom verdadeiro tem que ser virtuoso e obstinado em sua missão de melhorar o mundo através da melhoria do ser humano e não deve nunca, por convicção, desistir ou se afastar desse objetivo. Vamos ver sobre você que nos lê agora e que está como membro integrante das hostes maçônicas: já mentiu de forma caluniosa sobre algum irmão?
      - já quebrou a palavra empenhada a algum irmão?
      - já conspirou contra algum irmão ou contra a sua Loja? seu Oriente?
      - já ajudou o irmão ou a Loja ou a maçonaria em interesse próprio?
      - já enganou algum irmão de forma matreira e/ou maliciosa?
      - já boicotou o trabalho de algum irmão ou da sua Loja?
      - já foi perdulário com seu irmão ou com sua Loja?
      - já colocou a mão vazia no saco de beneficência tendo metais na carteira?
      - já prejulgou seu irmão, sua Loja ou seu Oriente?
      Maçom é mais que Iniciado, como já mencionado antes, maçom é uma condição espiritual e filosófica, onde a pureza da sua alma, das suas atitudes e dos seus sentimentos, são condições primordiais para sua existência como maçom e para a existência da verdadeira maçonaria.
      Após a leitura desse texto, reflita sobre o conteúdo de sua vida maçônica: quem foi você esse tempo todo?, o que está sendo você nesse momento?, . . .
       Transcrito do Jornal Maçônico o Aprendiz pág.2, edição outubro 2013
      por gentileza do Ir.'. Alexandre Garbin - enviado por email em 19/11/2015 - 11:53 hs pelo Ir.'. Erival Daré
         
      Frase do Pedreiro Livre: “Eu não tive a sorte de conhecer muito sobre a Maçonaria, em compensação, tenho o grande prazer de conhecer muitos maçons, e por isso julgar a árvore pelos seus frutos. Eu conheço vossos altos ideais. Tenho visto que vocês, em suas sessões, têm a presença da Bíblia aberta, e eu sei que homens que observam tal formalidade possuem um elevado sentimento de cidadania, de palavra e de caráter. Isso representa a força da nossa comunidade e nação”. Calvin Coolidge (1924, Presidente dos Estados Unidos).