sábado, 6 de outubro de 2012

Sobre a Ponderação


 
Se procurarmos as definições de ponderação nos dicionários, encontraremos:

- Ato de ponderar (que é pesar com justiça, apreciar com madureza, estudar detidamente, avaliar, considerar todas as nuances sobre um determinado assunto, ter em atenção);

- Reflexão, consideração;

- Dar a devida importância;

- Dar o justo equilíbrio de forças ou de tendências que atuam em sentido contrário;

- Enfim, meditar e pensar detidamente sobre alguma coisa.

Para ilustrar essas definições, citaremos então, duas considerações a respeito de ponderação:

1. Alfred Montapert em “A Suprema Filosofia do Homem”:
“Cultive a ponderação. É poder controlado. Armazena energia para ser usada em circunstâncias especiais. Ponderação é a arte de erguer as sobrancelhas em vez de deitar o telhado abaixo. Conserva-o calmo e acautelado em diferentes circunstâncias. Não significa fraqueza, nem estupidez, ou indiferença ou desinteresse. Na sua forma mais alta sugere autoconfiança, independência e domínio perfeito. O homem ponderado governa. O trabalho feito com ponderação é mais eficiente porque é bem feito de forma meticulosa e inteligente. Exerce uma grande influência sobre as outras pessoas. Sugere a existência de largas reservas de energia. Ponderação é poder bem controlado e dirigido. Evita desperdiçar energias vitais, e dá o equilíbrio necessário a todas as nossas forças, tornando-nos um homem melhor”.

2. Buda em “Ensinamentos”:
“Não acredite em algo simplesmente porque ouviu. Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito. Não acredite em algo simplesmente porque está escrito em seus livros religiosos. Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade. Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração. Mas somente depois de muita ponderação e observação, se você vê que algo concorda com a razão e que conduz ao bem e beneficio de todos, aceite-o e viva-o.”
 
É então, com a ponderação que aprendemos a desenvolver, em sua plenitude, dentro da Maçonaria, nossa vida fraternal, procurando compreender e conhecer a fundo cada um de nossos Irmãos e em nossa vida profana a conviver melhor com aqueles que nos são próximos.

 Enfim, meus Irmãos, é com a ponderação que aprendemos outra das mais belas lições que nos ensina nossa Sublime Instituição: a da verdadeira tolerância.
 

 Ir.'. Marcos Casal M.'.M.'. 15º

A.'.R.'.L.'.S.'. "Stella Matutina" nº 658

Or.'. de Santo André - SP